22 de abril de 2015

9 Erros de quem está aprendendo coreano + 1 extra


Olá alunos, tudo bem com vocês? Bom, o post de hoje é sobre os 9 erros de um estudante de coreano + 1 extra. 

01 - Achar que vai ficar fluente rápido

Essa é uma das primeiras perguntas que fazem "Em quanto tempo eu fico fluente?". Então, gente, não dá pra saber em quanto tempo você vai falar em coreano. Isso depende de cada pessoa. Todo mundo tem seu próprio ritmo, mas uma coisa é certa, não vai ser da noite pro dia. As coisas não entram na nossa cabeça tão rápido. Por isso, ter noção de que vai demorar é muito importante pra não ficar frustrado no meio do caminho. 

02 - Ser afobado demais

aluno muitas vezes nem aprendeu direito uma aula do nível básico e já quer pular pra uma do nível avançado. E assim vai estudando assunto por cima de assunto e no final não consegue processar nada daquilo. Fica a pergunta, por que essa pressa? Estude com calma, se não entendeu volta e estuda de novo que uma hora dá certo. Não adianta nada estudar um monte de coisa e não aprender nada.

03 - Não saber porque estuda coreano

Saber o motivo de está estudando pode servir de incentivo pra quando você pensar em desistir. O ideal é que você estude porque gosta e não porque precisa, seja por motivo de viagem ou prova. É mais fácil aprender algo quando a gente gosta, isso nos leva a está sempre aprendendo e não se cansar de estudar.

04 - Achar que um dia vai parar de estudar 

É ingenuidade nossa achar que uma hora isso vai ter fim. Achar que uma hora vai tá fluente e pronto, nunca mais vou precisar estudar coreano! Não, gente. Não importa o quanto tempo você já estudou e se consegue falar fluente, no final, você sempre vai ter algo para aprender. Você sempre será um estudante em um idioma que é a sua segunda língua. 

05 - Achar que ler uns post ou assistir uns videos é suficiente 

Pode até ajudar, mas você não vai aprender um idioma só ouvindo kpop, ou assistindo k-drama. Principalmente com um idioma tão complexo como o coreano. Se você não sentar e estudar, não tem como você evoluir ou ver o progresso. Muitas vezes você pode até saber decorado uma aula com áudio aqui do blog, mas você sabe usar tudo aquilo que é passado? Então, não é só ler e anotar algumas coisas, é estudar de verdade. 

06 - Colocar a responsabilidade do seu aprendizado em terceiros

Se você quer aprender um novo idioma, isso só depende de você. Hoje em dia as coisas estão cada vez mais fáceis pra quem quer aprender coreano, muitos blogs e sites estão se dedicando a ensinar o idioma, então é só começar a se esforçar. Com o tanto de material que vocês encontram pelo menos aqui no blog, vocês já conseguem ter uma conversação em coreano. Por isso não tem desculpas. 

07 - Desistir quando não vê sinal de evolução. 

É normal a gente ter mais empolgação no inicio, apesar de que alguns alunos desistem antes mesmo de começar... Outros só aprendem o alfabeto e desistem. E os mais dedicados desistem quando não veem o progresso. Bom, como eu disse, aprender um novo idioma leva tempo e dá trabalho. Mas não desista só porque você ainda não está falando perfeitamente, isso demora mesmo e nem sempre nós percebemos a nossa evolução. O importante é continuar estudando e levar esse conhecimento pro nosso dia a dia.  

08 - Não praticar o que aprende

Esse é um dos vilões de você ainda não está falando em coreano. Eu sei como é difícil praticar sozinho, mas é nessas horas que temos que usar a nossa criatividade. Faça de tudo pra usar coreano na maior parte do seu dia, mesma que isso seja apenas nos seus pensamentos. Tá pensando na morte do personagem da novela? Pensa em coreano! Escreve um diário ou um livro, entrar em um grupo de chat em coreano... Façam de tudo pra não deixar seu conhecimento ficar só no caderno. 

09 - Querer traduzir ao pé da letra ou  levar hábitos linguísticos para o novo idioma

Tentar traduzir ou falar ao pé da letra é um erro, e tem gente que ainda quer traduzir até os ditados populares. Mas tenha certeza que um coreano não faz a minima ideia do que é "Pode tirar seu cavalinho da chuva" da mesma forma que você não faz ideia do que significa "Não beba sua sopa de kimchi antes que alguém lhe ofereça o bolo de arroz

É importante saber que sempre existe uma forma equivalente para se dizer alguma coisa em um novo idioma. Por isso, preste atenção nas transformações de uma tradução, ela pode te ajudar a ser mais natural na hora de falar.

Enquanto aos hábitos linguísticos, tome cuidado com eles. Eu não sei nos outros estados, mas aqui no Ceará a gente tem muito deles. Tanto é que existe até um "dicionário cearês" E pra quem está aprendendo um novo idioma, perder esses hábitos linguísticos na hora de falar e de extrema importância. Vou dá um exemplo, aqui no Ceará é costume usar o verbo "abrir" pra dizer "ligar" ou "acender"

Exemplo: Abre a luz - Acende a luz 
Abre a TV - Liga a TV

Isso pra outros estados já é sem sentindo, agora imagina pra um coreano? Então, se você tem esses costumes, quando for falar em coreano esqueça todos eles... XD

Extra 

Tome cuidado com homônimos. Por exemplo, ao buscar no dicionario uma palavra, sempre veja a definição dela, pois "manga" pode ser tanto uma fruta ou parte de uma camisa; "energia" pode ser tanto de eletricidade ou de vigor. Isso também acontece no coreano.

Mas uma coisa eu digo, não tenham medo de passar mico ao falar em coreano, isso também faz parte de aprender, ok? Peace! ~

15 comentários:

  1. kkkkkkk Amei já passei por todas, tinha parado o coreano porque as pessoas ficaram falando que não tem necessidade de aprender um idioma que não é muito usado, disseram é perca de tempo. Mas voltei com tudo dessa vez e eu até o fim, se assim Deus me permitir! Amo seu blog nunca pare por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também ouvia muito isso e acabei não levando a serio os estudos, mas anos atrás aqui no ceará, começou a construção de um porto e contrataram engenheiros coreanos para trabalhar aqui e por conta disso precisavam de interpretes para trabalhar na empresa deles com um salario muito bom, mas na época, meu coreano não era suficiente para isso e perdi uma grande oportunidade... por isso, não desista! nós não sabemos o dia de amanha e nenhum conhecimento é inútil! estude e esteja preparada para quando as oportunidades baterem na sua porta, você com certeza vai está a frente de algumas pessoas por saber um idioma tão diferente do nosso. :)

      Excluir
  2. OI,eu tenho 13 anos e mesmo que eu nao saia do pais um dos meus sonhos é ser poliglota por ser algo magnifico entender tantas culturas e modos,eu sei que nao tenho como e porq meu pais me colocarem num curso...ja que vc parou no meio do caminho por falta de incentivo desejo que continue mas me informe seu meio de aprendizagem se é em curso ou blogs...obrigada desde ja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acesso muitos sites, mas os principais sao o www.talktomeinkorean.com
      www.howtostudykorean.com e www.learnkoreanlp.com

      Excluir
  3. Oi, Eu estou aprendendo coreano pela internet, e pra mim o seu blog é o que mais me ajudou. Eu adoro a lingua coreana, e decidi estudar por que é uma coisa que eu gosto e sei que não vou me arrepender.
    Queria saber como voçê conseguiu aprender tudo o que voçê sabe sobre a lingua. Foi pela internet ou por curso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sozinha pela internet, com ajuda de sites e apostilas e alguns amigos coreanos ;)

      Excluir
  4. Então estou no caminho certo, com muita força de vontade consigo aprender.
    Obrigada denovo por responder.😉

    ResponderExcluir
  5. Oi meu nome é Igor, sei que para aprender coreano deve-se focar e ter tempo para se dedicar a língua. Irei começar a fazer curso de coreano em fevereiro de 2017 e já irei começar a estudar coreano agora para poder ser um pouco mais fácil quando eu começar. Quero aprender coreano, pois amo a cultura, amo kpop e irei estudar na Coréia daqui um ano e quero aprender bastante antes de ir, por que não sei falar inglês e o coreano será minha segunda língua. Tenho certeza que o seu blog será de grande ajuda para o meu aprendizado e estudos. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa sorte nos estudos Igor, espero que o blog te ajude! fighting ^-^

      Excluir
  6. Com quantos anos vc começou a aprender coreano,quais sites vc usava?e com quantos anos vc já estava conseguindo falar normalmente o coreano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os sites que uso ficam nos creditos de cada menu do blog, eu comecei a estudar no final de 2011 e hoje ja consigo me virar com o coreano ^-^

      Excluir
  7. Olá, meu nome é Camilly, tenho 13 anos e quero muito aprender coreano porque amo ouvir K-POP, e queria entender algo q os K- Idols falam nas lives e tal. Você teria sugestões de sites para aprender coreano grátis na internet ?
    Obrigada desde já ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. totalmente grátis não, mas há bons sites que cobram um preço razoável por seus ensinos... ^-^

      Excluir
  8. Olá! quero mais é agradecer HARU HARU, por todo o conteúdo aqui no blog.
    Existem pessoas que não tem nenhuma condição financeira, e você esta dando a oportunidade pra essas pessoas. Parabéns pela atitude de manter este blog contendo a gramatica que, tanto eu como outras pessoas sem condições teve a oportunidade de esta aprendendo e se desenvolver neste idioma. Por favor continue nos ajudando. Que Deus te dê o dobro do que esta nos proporcionando aqui. Obrigada mesmo !! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada amore, o blog sempre será gratuito e se pudesse ajudaria vcs muito mais! ^-^

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.