16 de novembro de 2014

Tem / Há / Existe (있다 / 있네)

있다 é usado coloquialmente e significa "tem/há/existe". Por exemplo:

저기에 호수 있다 = Tem um lago ali. 

나 갤럭시 에스 쓰리 있다 = Eu tenho um Galaxy S3

Da mesma forma, você também pode usar 있네, no entanto, 있네 é usado quando você não tinha conhecimento da presença/existência de algo. Vamos entender melhor usando o exemplo:


저기에 호수 있네 = Tem um lago ali. (Usando 있네 aqui, dá a entender que você não sabia que tinha um lago ali) 

어, 나 지갑 있네 = Oh, eu estou com a carteira. (Novamente, aqui entendemos que a pessoa pensava que estava sem a carteira.) 

A forma 있었네 é o passado de 있네 e é bem simples de usar também. Exemplo:


어, 나 지갑 있었네 = Oh, eu estava com a carteira. (Pensei que não estava com a carteira) 


Além disso, 있네/있었네 pode ser usado para; "eu, você, ele, ela, eles" enquanto 있다 é geralmente usado apenas para "eu". Exemplo:


어, 너 지갑 있네 = Oh, você está com a carteira. (Pensei que não estava com ela)

어, 진수 지갑 있었네 = Oh, Jinsu estava com a carteira. (Pensei que Jinsu não estava com ela)

Outros exemplos:


여기 놀이공원 있다 = Tem um parque temático aqui.  

나 킨들 있다 = Eu tenho um Kindle.
어, 나 핸드폰 있었네 = Oh, eu estava com o celular.
어, 너 갤럭시 노트 있네 = Oh, você tem um Galaxy Note.

Nota: Uma coisa interessante sobre 있네 é a gíria  살아있네 que literalmente significa "está vivo", mas pode ser traduzida como "incrível" ou "não é tão ruim", mas está mais próxima de "incrível" e vale lembrar que é mais comum ouvir essa gíria entre os homens.

Daniel e o San, junto com o MBLAQ ensinam como usar 살아있네, é bem divertido. No começo o apresentador diz "G.O eu comecei a malhar, veja meus músculos" então G.O lança um 살아있네 que deu a entender como o "não é tão ruim! XD Mas logo depois vem Mir e nos ensina como 살아있네 deve ser usada. Quando o outro apresentador diz "Mir, eu fiquei com muitas meninas bonitas na balada ontem a noite" Mir então diz "Incrível" XD Os outros membros também dão exemplos divertidos dessa gíria.


Bem, pode ser algo bobo, mas fica aqui a explicação ^-^ Confiram o vídeo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.