18 de setembro de 2014

Ouvi que / Me disse que (며)

O significado de depende muito do contexto, pois ele pode ser traduzido como “ouvi que" ou "me disse que”. Vamos ver a diferença de cada um nos exemplos, observem.

정수야, 서울에 간다며? 갔다와. - Ei Jeongsu, ouvi que você vai para Seoul? Tenha uma boa viagem. 
정수야, 서울에 간다며. 아직 안갔어? - Ei Jeongsu, você me disse que vai para Seoul. Você ainda não foi?

Regras: Adicione aos verbos/adjetivos.

Exemplos

한다 (forma escrita do presente) + = 한다며 = Ouvi que faz/ Me disse que faz

간다며 = Ouvi que vai (esta indo) / Me disse que vai (esta indo)
온다며 = Ouvi que vem / Me disse que vem
먹는다며 = Ouvi que come / Me disse que come
마신다며 = Ouvi que bebe / Me disse que bebe
잔다며 = Ouvi que dorme / Me disse que dorme
일어난다며 = Ouvi que acorda (levanta) / Me disse que acorda (levanta)

했다 (forma escrita do passado) + = 했다며 = Ouvi que fez / Me disse que fez

갔다며 = Ouvi que foi / Me disse que foi
왔다며 = Ouvi que veio / Me disse que veio
먹었다며 =  Ouvi que comeu / Me disse que comeu
샀다며 = Ouvi que comprou / Me disse que comprou

하자 (vamos fazer) + = 하자며 = Ouvi que vamos fazer / Me disse que vamos fazer

가자며 = Ouvi que vamos ir / Me disse que vamos ir (ouvir que quer que a gente vá)
먹자며 = Ouvi que vamos comer / Me disse que vamos comer (ouvi que quer que a gente coma)
놀자며 = Ouvi que vamos jogar (se divertir) / Me disse que vamos jogar (se divertir) (ouvi que quer que a gente jogue) 
만들자며 = Ouvi que vamos fazer (criar) / Me disse que vamos fazer (criar) (ouvi que quer que a gente faça (crie))

Outros exemplos:

상철아, 항상 아침 5 반에 일어난다며. 피곤해?
Ei, Sangcheol, ouvi que você sempre se acorda as 5h30. Você não fica cansado?

상철아, 항상 아침 5 반에 일어난다며. 지금 7시야
Ei, Sangcheol, você me disse sempre acorda às 5h30. Já são 7h.

, 내일 네팔에 간다며?
Tom, ouvi que você está indo para o Nepal amanha?

민정아, 시드니에 갔다왔다며?
Ei Minjeong, ouvi que você esteve em Sydney?

제시카, 인도에서 인도음식 많이 먹었다며?
Jessica, ouvi que você comeu muita comida Indiana na Índia?

밥먹자며? 근데 안고파?
Me disse que vamos comer, mas você não está com fome?

아이스크림 사자며? 근데 케익 가게를 ?
Me disse vamos comprar sorvete, mas por que estamos indo para uma confeitaria? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.