20 de junho de 2014

Você sabe ler coreano escrito a mão?

Carta escrita por G-Dragon.
Gente, esse post é bem random, mas é algo que eu queria compartilhar com vocês. Aqui no Brasil, quando vamos ler alguma coisa escrita por alguém, nem sempre entendemos a letra daquela pessoa, não é mesmo? No coreano acontece a mesma coisa, a caligrafia vai mudando de acordo com a pessoa e a letra não fica tão bonitinha como nós estamos acostumados a ver no computador. 

Assistam os vídeos abaixo (em inglês) e vejam as diferentes formas que o rapaz que está gravando escreve dependendo da situação. É bem interessante.





Embora fique complicado para entender o que está escrito, não desanimem. ^-^ Pelo contrario, tomem isso como incentivo para aceitarem quando sua letra em hangul não sair perfeita, afinal, todos nós temos a nossa própria caligrafia, ok? 

Peace! ~

8 comentários:

  1. Sunbae, dias atrás eu tava pensando justamente nesta questão. Eu mesma, quando tento manuscrever em coreano, percebo que a caligrafia não sai assim uma brastemp. Minha letra é naturalmente inclinada e curvilínea, então essas características também ressaem quando escrevo hangeul, e isso me preocupava um pouco, já que eu não sabia se isto poderia ser categorizado como erro ou não ser compreensivo para os falantes/leitores do idioma.

    Já, inclusive, pesquisei sobre o assunto na net e não encontrei nada que satisfizesse a curiosidade. Só fiquei realmente tranquila quando assisti um drama (49 days) onde, em uma cena, a caligrafia de uma personagem é analisada... E, apesar de não ser feia, a letra também não tinha nada de igual aos bonitinhos e organizados hangeul. XD

    Muito obrigada por mais este post random, porém muito pertinente! Sou fã de seu trabalho.

    Deby.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, eu tbm pensei justamente nisso, pois já ouvi pessoas q estão aprendendo o coreano se queixarem da letra e se cobrarem por ela não sair bonitinha ^-^ mas a nossa letra também mostra muito da nossa personalidade, por isso é bom deixar que ela seja escrita naturalmente, e não forçar algo padronizado ^-^

      Excluir
  2. Sunbae, depois de assistir o primeiro vídeo pela segunda vez, eu realmente consegui entender a caligrafia do rapaz. Acho que, no fim, a gente que escreve o hangeul perfeitinho somos como crianças em fase de alfabetização, escrevendo em letras de forma. É correto, mas não prático para o dia-a-dia... Achei o 3º exemplo do quadro a minha cara, já que gosto de unir as letras sem tirar a caneta do papel. XD Talvez depois de desenvolver segurança na escrita deste novo idioma, eu consiga escrever de forma muito mais ágil e menos desenhadinha, respeitando ainda mais minha grafia natural. Obrigada por tudo! Fighting!

    Deby

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk sim, tbm vejo dessa forma ^-^ acho que quanto mais intimidade com o idioma nós temos, perdemos mais essa dificuldade com a caligrafia ~
      eu é que agradeço, peace!

      Excluir
  3. essa era uma das minhas maiores duvidas,minha letra em si nao é bonita ,tem dicas pra como nos melhorarmos o nosso entendimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entendimento em ler letras escrita a mão? isso depende muito, é como aqui no brasil, quando não entendemos a caligrafia de alguém vamos supondo que palavras sejam as que estão escritas, as vezes não vamos entender nada e só quem escreveu pra decifrar pra nós kkk ^-^

      Excluir
  4. Boa noite, onde consigo aprender a caligrafia coreana? Fui na Associação de caligrafia tradicional coreana no bom retiro SP e não fui atendido. Meu email é paulobcjr@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você quer dizer como aprender os caracteres do idioma coreano?
      aqui no blog você pode aprender gratuitamente o hangeul, mas existe alguns cursos em SP de coreano que você possa ter um melhor acompanhamento nos seus estudos. aqui no blog há uma lista com as instituições de ensino coreano, por favor, dê uma olhada e veja se é o que está procurando. ^-^

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.