14 de setembro de 2013

AULA 22

 Aula 22

Conjunção  (접속사):  Forma

A forma  serve para expressar o momento em que algo acontece ou existe e quando duas ações ocorrem ao mesmo tempo. No português  equivale a: quanto ou durante.  

& Substantivos + 

Anexe  após um período de tempo para se referir o tempo durante o evento.  Exemplos:

저녁  → Durante o jantar
방학  → Durante as férias escolares
회의  → Durante a reunião
휴가  → Durante as férias
초등학교  → Durante o ensino primário (elementary school)
중학교  → Durante o ensino fundamental (middle school)
고등학교  → Durante o ensino médio (high school)
대학교  → Durante a universidade

É importante informar, que a forma não pode ser usada junto a e 오전 (AM), 오후 (PM),  아침 (manhã) ou qualquer dia da semana.

Outros exemplos:

여름  한국에 갔어요. → Fui para a Coréia durante o verão.

저는 방학  집안에서 공부를  거에요. → Eu vou estudar em casa durante as férias escolares.

고등학교  저는 친구가 별로 없었어요. → Eu não tinha muitos amigos durante o ensino médio.

대학교 동시에 여자 친구가 2 있었어요. → Tive ao mesmo tempo duas namoradas durante a universidade.

선생님들은 회의  시간표에 대해 얘기했어요 → Os professores conversaram sobre o cronograma durante a reunião.
 
휴가  어디로  거에요? → Pra onde vai durante as férias?


& Verbos ou adjetivos + 

% Primeiro, devemos retirar o  da forma plana dos verbos ou adjetivos,
então, segue-se as regras:

1. Regra: 

Para verbos ou adjetivos com consoante final (batchim), adiciona-se: 
Para verbos ou adjetivos com vogal final (sem batchim), adiciona-se:  
 
Para verbos ou adjetivos com consoante final (batchim)  apenas adicione-se

Exemplos:

한국에 갈 때 김치 먹어야 ! Quando for pra Coreia você deve comer kimchi!

저는 돈을 받을 때 행복할 거에요! → Quando eu receber dinheiro vou ficar feliz!

오랫동안 공부할 때 뇌가 아파요. → Quando estudo por muito tempo meu cérebro dói!

의자에 앉을 때 조심하세요. → Quando sentar na cadeira, tenha cuidado. 

우리는 잘 때 꿈을 꾼다. → Quando nós dormimos, nós sonhamos. 

시카고에 살았을 때 영어를 배웠다. → Quando vivi em Chicago, aprendi inglês.

한국에 갔을 때 친구들을 많이 만났어요. → Quando fui para a Coréia, me encontrei com muitos amigos.

시간이 없을 때 라면을 먹어요. → Quando não tenho tempo, como ramen.

바쁘지 않을 때 전화해! → Quando não estiver ocupado, me liga!


여름
verão
시간표에
agenda; cronograma
앉다
sentar
가다
ir
대해 
sobre
조심하다
ter cuidado
방학
férias escolares
얘기하다
conversar
자다
dormir
casa; lar
휴가
férias
sonho
dentro
어디
onde; aonde
꾸다
sonhar
공부하다
estudar
김치
Kimchi
시카고 
Chicago
고등학교 
ensino médio
먹다
comer
살다
viver
방학
amigo (a)
dinheiro
영어
inglês (idioma)
별로
muito (contexto negativo)
받다 
receber
배우다
aprender
대학교
universidade
행복하다
[ser] feliz
많다
[ser] muito
동시
ao mesmo tempo
오랫동안
por muito tempo
만나다
encontrar; conhecer
여자 친구 
namorada
cérebro
시간
tempo
선생
professor (a)
아프다 
doer
바쁘다
[ser] ocupado
회의
reunião
의자
cadeira
전화하다
ligar (por telefone)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.