29 de agosto de 2013

Conjunções - Mas (-지만 e 는데 / 데)

1.    Use a forma  지만 nas frases abaixo:

a)    맥주는 ______________ 소주는 싫어요
Eu gosto de cerveja, mas não gosto de soju. (Gostar - 좋다)

b)    영어는 _______________ 한국어는 잘 못 해요
Sou boa em ingles, mas não sou boa em coreano (Ser bom – 잘하다)

c)    떡볶이는 _______________ 맛있어요.
Teokboki é apimentado, mas é delicioso. (Apimentado – 맵다)

d)    ______________ 잘 수 없어요.
Estou com sono, mas não posso ir pra cama. (Esta com sono – 졸리다)

e)    어제는 비가 ___________ 오늘은 날씨가 맑아요.
Choveu ontem, mas hoje está ensolarado (Vir - 오다)

f)    그것을 ____________ 기억이 나지 않아요. 
Eu aprendi isso, mas não consigo lembrar (Aprender – 배우다)


2.    Use a forma 데 nas frases abaixo:

a)    오늘은 학교 ___________, 내일은 학교 안가요
Eu vou para a escola hoje, mas não vou amanha. (Ir –가다)

b)    이 음식 보기에는 맛있어 ___________, 먹어보니까 맛이 없어
Essa comida parece deliciosa, mas depois que provei não é deliciosa.  (Ver –보다)

c)    그것을 사고 ____________, 지금은 돈이 없어요
Quero comprar isso, mas não tenho dinheiro agora. (Querer – 싶다)

d)    이 옷은 ______________ 예뻐요
Essa roupa é cara, mas é bonita. (Caro – 비싸다)

e)    영화를 보러 ____________, 보고 싶은 영화가 없었어
Fui ver o filme, mas não era o filme que queria assistir. (Ir –가다)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.