1 de junho de 2013

AULA 30

 Aula 30

Partículas (조사): Dativas e Receptivas

As partículas dativas são usadas para quando fazemos ou damos algo para alguém. Enquanto que as partículas receptivas são quando nós recebemos alguma coisa de alguém.

& Dativas

As partículas dativas são: (forma honorifica), 에게 (forma formal) e 한테 (forma informal).

1. Regra:

Usamos essas partículas tanto para palavras com vogal final (sem batchim) quanto para palavras com consoante final (batchim). Ao anexar essas partículas ao recebedor, indicamos para quem está sendo feito ou entregue algo.

Exemplos: 

아버지에게 선물을 드렸다→ Dei um presente para meu pai.

한테 거짓말했어요 ? → Por que mentiu para mim?

친구 선물을 드렸다 → Dei um presente para meu amigo.

그는 그녀에게 꽃과 초콜릿을 사줬어요 → Ele comprou para ela flores e chocolate

누나한테 물을 주었다. → Dei água para minha irmã mais velha.

우리한테 주세요! → Dê para nós um pouco de água por favor

Para ficar mais simples de usar essas partículas, sempre faça a pergunta “para quem...?” Por exemplo:

아버지에게 선물을 드렸다 (Para quem foi dado o presente? Para o pai.)

한테 거짓말했어요 ? (Para quem foi mentido? Para mim.)

그는 그녀에게 꽃과 초콜릿을 사줬어요 (Para quem foi comprado flores e chocolate? Para ela.)

& Receptivas

As partículas receptivas são: () 로부터 (forma honorifica), 에게서 (forma formal) e 한테서 (forma informal).

1. Regras:

Para palavras com vogal final (sem batchim), anexamos 로부터 e para palavras com consoante final (batchim), anexamos 로부터. As outras duas podem ser usadas tanto para palavras com vogal final (sem batchim) quanto para consoante final (batchim). Ao anexar essas partículas ao entregador, indicamos de quem foi recebido ou feito algo.

Exemplos:

대통령으로부터 선물을 받았다. → Recebi um presente do presidente.

엄마에게서 편지를 받았다. → Recebi uma carta da minha mãe.

으로부터 소식을 들었다. → Ouvi noticias do meu irmão mais velho.

나는 여자친구한테서 메시지를 받았어. → Recebi uma mensagem da minha namorada.

누구에게서 선물을 받았어요? → De quem recebeu este presente?

친구가 한테서 돈을 많이 빌렸는데 갚았어요! → Meu amigo pediu um monte de dinheiro emprestado de mim, mas ele não pagou!

Assim como as partículas dativas, as partículas receptivas tem uma pergunta que auxiliam seu uso, é a pergunta “de quem...?” Por exemplo:

대통령으로부터 선물을 받았다. (De quem recebeu o presente? Do presidente.)

으로부터 소식을 들었다. (De quem ouviu noticias? Do irmão mais velho.)

친구가 한테서 돈을 많이 빌렸는데 갚았어요! (De quem foi pedido um monte de dinheiro emprestado? De mim.)


! Vocabulário usado:

선물
presente
사다
comprar
듣다
ouvir; escutar
드리다
dar; oferecer
água
여자친구
namorada
por que
주다
dar
메시지
mensagem
거짓말
mentira; falsa declaração
um pouco
누구
quem
하다
fazer
대통령
presidente (do país)
dinheiro
친구
amigo (a)
받다
receber; tomar; obter
많다
[ser] muito
flores
편지
carta
빌리다
pedir emprestado; emprestar
초콜릿
chocolate
소식
noticias; novidades
갚다
pagar; devolver

2 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.