3 de fevereiro de 2013

AULA 15

 Aula 15

Partícula (조사): Possessiva

A partícula  é normalmente pronunciada como , mas algumas pessoas ainda pronunciam como  mesmo. Essa partícula tem a função de indicar o possessivo em uma frase ou ligar dois substantivos no qual o primeiro modifica ou descreve o segundo.

Exemplos:

리사 가방 진짜 예뻐요. → A bolsa de Lisa realmente é bonita

선생님 친구 O carro do amigo do professor

 집이 아나씨 집이에요? → Esta casa é a casa da Ana?

 사람은 나의 남자친구예요. → Essa pessoa é o meu namorado.

 신문이 누구 신문이에요? → De quem é aquele jornal?

Na forma falada do coreano, muitas vezes    é omitida quando se fala. Por exemplo:

마이클 자동차    ⇨        마이클 자동차O carro do Michael

Além disso, é importante lembrar que alguns pronomes juntos a partícula podem ser modificados para a forma contraída. Por exemplo:

 +  = 나의 ou em forma contraída, significa “meu” ou “minha” no informal
 +  = 저의 ou em forma contraída, significa “meu” ou “minha” no formal
 +  = 너의 ou  em forma contraída, se pronuncia e tem o significado de “seu” ou “sua”

Exemplos:

 선생님 이름이 뭐예요? → Qual o nome do seu professor?

선생님 이름 루크예요.  → O nome do meu professor é Luke.

? Observação:

Em coreano, é comum dizer 우리 “nosso” ou “nossa” (com partícula omitida), para se referir a “meu” ou “minha” Isso acontece quando se tem uma relação emocional com uma coisa, objeto ou pessoa. 

Exemplos:

사람은 우리 엄마예요 → Essa pessoa é nossa mãe (Essa é minha mãe)

차는 우리 차예요Esse carro é o nosso carro. (Esse é o meu carro)

집이 우리 집이에요 → Essa casa é a nossa casa (Essa é a minha casa)


!  Vocabulário usado:

가방
bolsa
essa; esse
진짜
realmente; real
사람
pessoa; humano
예쁘다
[ser] bonita
남자친구
namorado
선생님
professor (a)
aquele; aquela
친구
amigo (a)
신문
jornal (impresso)
carro
누구
quem
esta; este
이름
nome
casa; lar
o que; que; qual



4 comentários:

  1. Ola professor me desculpe esta perguntando aki nessa pagina,mas no alfabeto coreano como eu iram escrever um nome que tem Y,W e X??
    Eu trocaria o Y por I.
    O W por U.
    E o X por Ch?

    ResponderExcluir
  2. hm, depende muito do nome... por exemplo, se temos uma pessoa com nome de Yuri, ou Yago, podemos escrever com 유리 e 야고. com o W, por ter som de V no português, podemos usar o ㅂ, pq se você já ouviu um coreano falar, você deve ter percebido que eles "trocam" o V pelo B, já com X podemos usar o ㅅ porque juntamente com algumas vogais tem som de "sh" (x) ou até o ㅊ que em algumas palavras também pode lembrar o som de X.

    ResponderExcluir
  3. Eun Jung Hee28/02/2013 13:32

    Ola prof ( de novo). Tem como uma pessoa aprender coreano em apenas 4 a 5 anos (tipo fluentemente).
    O meu sonho é morar na Coréia ( o meu de 80% dos Kpoppers).
    Mais eu já vi alguns comentários no Yahoo que diziam que algumas pessoas aprenderam o coreano em 3 anos e outras diziam que era Impossible,dependendo da força de vontade tem como aprender antes do 4 a 5 anos?

    Mas uma coisa :Eun Jung Hee não é meu nome, eu queria saber se tem algum significado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho que é completamente possível aprender a falar fluente em alguns anos, e como cada pessoa tem o seu ritmo, de fato, alguns podem levar mais tempo, e outros menos, vai depender de quanto você quer aquilo realmente...
      se esse é o seu sonho, lute o maximo para o realizar, acredite nele e não se deixe influenciar por pessoas que só porque não conseguiram, acham que você não vai conseguir também. ;)
      o significado dos nomes é baseado nos caracteres chineses, o hanja, então não posso te dizer com certeza o que quer dizer... =/

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.