23 de setembro de 2012

AULA 18

 Aula 18

Preposições: (전치사)

As preposições de lugares servem para indicar a localização de algo ou alguém. A forma simples de indicar algo é: Indicador de posição + Partícula locativa  + Verbo, mas há outras maneiras de usar preposições de lugares também. Hoje, vamos ver apenas a forma simples.

Veja a tabela abaixo algumas preposições de lugar:

Preposição
Referência
Preposição
Referência
Sobre; em cima; acima
아래;
왼쪽
A하고 사이
Em baixo; abaixo; sob
Em frente
Atrás; detrás; por trás
Dentro
Fora
오른쬭
À direita
À esquerda
Ao lado
Entre A e B

Exemplos:

책상  연필이 있어요. → Há um lápis em cima da escrivaninha

소파 아래 고양이가 있어요. → Há um gato embaixo do sofá

시계가 책상  있어요. → O relógio está em frente da escrivaninha.

  친구가 있어요. → Meu amigo está detrás de mim

 자동차가  있어요. → Eu estou dentro do carro.

학교가  있어요. → Estou fora do colégio.

개가 우산 오른쪽 있어요. → O cachorro está à direita do guarda-chuva

우리 집이 은행 왼쪽 있어요. → Nossa casa está à esquerda do banco

책상 바로  의자가 있어요. → Há uma cadeira exatamente ao lado da escrivaninha.

소녀시대 하고  애니원 사이 누가 제일  나가? → Entre Girl's Generation e 2NE1 quem é o melhor?

! Vocabulário usado:


책상
escrivaninha
바로
exatamente
은행
banco
자동차
carro
연필
lápis
의자
cadeira
cachorro
누가
quem
소파
sofá
친구
amigo (a)
우산
guarda-chuva
제일
o melhor; a melhor
고양이 
gato (a)
casa; lar
학교
escola
bem

10 comentários:

  1. frente e antes é do mesmo jeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não, na verdade é 전에 ^-^

      Excluir
    2. http://ko.wiktionary.org/wiki/before

      agora me confundi

      Excluir
    3. bem, como você pode ver no site, os dois; 앞에 e 전에 são usado para se referir "antes/à frente"
      no caso 앞에 está mais para "frente" e 전에 mais para "antes"
      embora os dois queiram dizer a mesma coisa ^-^

      Excluir
  2. Sempre que for formar esse tipo de frase,precisa colocar o 있어요 no final? (desculpa a pergunta idiota)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não é uma pergunta boba.
      o uso de 있어요 nos exemplos acima quer dizer "há/existe"
      você pode aprender mais sobre 있어요 nas aulas anteriores
      veja no menu gramatica aulas 22 e 23

      Excluir
  3. E eu tbm queria saber se esta frase está certa: 양말 옆에 구두 있어요 (eu quis dizer que as meias estão ao lado dos sapatos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. está certo, só não esqueça de colocar as partículas 가 ou 이 quando for formar as frases: 양말 옆에 구두 있어요.

      Excluir
  4. Tenho mais uma dúvida (desculpa incomodar tanto).
    Ahn.. Vou escrever em português porque não sei coreano hasuahs
    Se uma pessoa me pergunta:
    "Aonde está meu celular?"
    E eu quero dizer que o celular dela ESTÁ em tal lugar,eu uso essa mesma forma? Ou essa forma só é usada pra dizer que tem algo em algum lugar,sem a pessoa perguntar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não é um incomodo ^-^
      você pode usar para dizer onde está as coisas "em cima, em baixo, ao lado" etc... mas se você quer aprender apenas como dizer "está" você deve estudar as aulas 22 e 23 de gramatica...

      exemplos:

      A: 내 핸드폰 어디에 있어요? (onde está meu celular?)
      B: 여기에 있어요! (está aqui!) ou 책상 위에 있어요 (está em cima da mesa!)

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.