5 de maio de 2012

Verbos - Conectivos

Hoje vamos estudar os verbos conectivos. Para deixar um verbo na forma conectiva, primeiro retiramos o 다 do verbo, e em seguida anexamos o 고. Exemplo:

하다 → 하고 (Fazer)
가다 → 가고 (Ir)

O verbo conectivo que é utilizado para duas maneiras.

• Relacionar os verbos
• Vincular uma frase a outra 

1. Relacionar os verbos
Se queremos dizer algo como "me levanto, como e vou" O verbo deve ser mudado para a forma conectiva, exceto o verbo final que determina o tempo da frase. Exemplo:

일어나다 → 일어나고 - Levantar-se
먹다 → 먹고 - Comer
걷다 → 걷고 - Ir

No presente: 일어나고 먹고 가다 - Me levanto, como e vou
No passado: 일어나고 먹고 갔다 - Me levantei, comi e fui.
No futuro: 일어나고 먹고 갈 거다 - Vou me levantar, comer e ir. 

2. Vincular uma frase a outra 
O exemplo abaixo mostra como as três frases podem ser interligadas através da forma conjuntiva. Exemplo:

유리는 학교에 가요 - Yuri vai para a escola
진수는 밖에서 놀아요 - Jinsu joga lá fora
미나는 책 읽어요 - Mina lê o livro

→ 유리는 학교에 가고, 진수는 밖에서 놀고, 미나는 책 읽어요. 
Yuri vai para a escola, Jinsu joga lá fora e Mina lê o livro.

Também podemos conjugar os verbos da mesma frase em tempos diferentes. Exemplo:

유리는 학교에 갔어요. - Yuri foi para a escola
진수는 밖에서 놀거에요. - Jinsu vai jogar lá fora
미나는 책 읽어요 - Mina lê o livro (ou Mina está lendo o livro)

→ 유리는 학교에 갔고, 진수는 밖에서 놀거고, 미나는 책 읽어요.
Yuri foi para a escola, Jinsu vai jogar lá fora e Mina está lendo o livro.

Bem simples, não é? Por hoje é só, peace.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.