2 de abril de 2012

Períodos de tempo

Hoje vamos ver não só os dias da semana, mas também os meses em coreano. Em coreano as datas são lidas com os números sino-coreano e escrevemos começando pelo ano 년, o mês 월 e por ultimo o dia 일. Exemplo:

2006 년 8 월 15 일 (이천 육 년 팔 월 십오 일) - 15 de agosto de 2006

Meses do ano 달
Obs I: Lemos os meses em sino-coreano, assim que 1월 lê-se como 일월, 2월 como 이월 e assim por diante.
Obs II: Quando queremos dizer o dia especifico do mês, colocamos o mês 1월 em seguida o dia 3일, ou seja, "três de janeiro". Também lemos os dia do mês em sino coreano, assim que 3일, lê-se como 삼일
Obs III: Existem duas variações para Junho e Outubro, que são 육월 e 십월.

1월 - Janeiro
2월 - Fevereiro
3월 - Março
4월 - Abril
5월 - Maio
6월 - Junho
7월 - Julho
8월 - Agosto
9월 - Setembro
10월 - Outubro
11월 - Novembro
12월 - Dezembro

이번 달 - Este mês
지난 달 - Mês passado
다음 달 - Próximo mês
올해 - Este ano
작년 - Ano passado
내년 - Próximo ano

Dias da semana 요일
Cada um dos dias da semana tem os nomes referentes a terra e a natureza: 월 Lua, 화 Fogo, 수 Água, 목 Árvore ou Madeira, 금 Ferro, 토 Terra e 일Sol. .

Segunda-feira - 월요일
Terça-feira - 화요일
Quarta-feira - 수요일
Quinta-feira - 목요일
Sexta-feira - 금요일
Sábado - 토요일
Domingo - 일요일

이번 주 - Está semana
지난 주 - Semana passada
다음 주 - Próxima semana

Períodos de tempo:

오늘 - Hoje
내일 - Amanha
모레 - Depois de Amanha
어제 - Ontem
그저께 - Antes de ontem / Anteontem
매일 - Todo dia
항상 - Sempre
보통 - Habitualmente
자주 - Frequentemente
가끔 - Algumas vezes / As vezes
드물게 - Raramente
전혀 없음 - Nunca
거의 없음 - Quase nunca

14 comentários:

  1. Não entendi nada quando chegou na parte dos meses em coreano, me explica melhor como se fala os meses em coreanos !??!!

    Obs: eu acho que eu sou a que mais comenta ai né kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você sabe contar em sino coreano?
      se você souber, basta pegar o numero em sino, e colocar 월 depois dele.
      assim que janeiro, que é o mês '1' fica como: 1월 (se lê 일월)
      a mesma coisa com os outros, porem, junho é 6월 (se lê 육월) e outubro é 10월
      (lê-se: 십월) se você não souber os números sino, você aprender isso na aula de vocabulário "Aula 03 - Números"
      espero ter ajudado ^-^ kkkk é sim ~ XD obrigada!

      Excluir
  2. kkk no próximo post não vou precisar de sua ajuda ( eu acho que não), então vou deixar vc descansar um pouco!
    Mas é só um pouquinho !
    E sobre os meses em coreano, é eu não sei os sinos-coreanos é que eu tô copiando todas as suas postagens pra depois começar a estudar!
    Eu aprendi o Batchim ( eu acho que aprendi né) e tô gravando pouco a pouco a gramática ,mais nem cheguei no post 10 da gramática ainda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk, sem problema, não atrapalha de forma alguma, estamos aqui para aprender juntas.
      ah sim, realmente é bom ter onde anotar, siga seu ritmo com as aulas, o mais importante é aprender ^-^

      Excluir
  3. É bom saber que não estou te atrapalhando kkk
    Eh~você vai no show do Suju aki no Brasil ? eu quero ir , mas eu sei que minha mãe não vai deixar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, eu tô querendo ir mas ainda tô pensando se vou ou não, porque eu não sou de SP, e tenho aquela coisa de ir, gastar o dinheiro, e depois vir o BIGBANG (sou VIP) ou o SNSD (e Sone) e eu acabar não indo por não ter mais dinheiro... =/ mas só pensar que eu poderia ver o Siwon ao vivo me faz querer já tá é lá hahaha ^-^

      é, mas talvez se você negociar com eles, ou convencer um amigo a ir com você, pode ser que seus pais mudem de ideia, no fundo eles querem que você vá, mas por se preocuparem que aconteça alguma coisa com você acabam não deixando, por isso, o fato de você já ter com quem ir é 75% do caminho andado, o resto é mostrar a eles que você é uma pessoa responsável e que sabe se virar sem eles, caso algum imprevisto aconteça. desejo boa sorte ~ =D

      Excluir
  4. Eu estudo pelo seu site eu estudo pelo "Coreano Passo a Passo" e estudo pelo "Livemocha" e cada vez que eu leio algo nos três sites fico confusa ,tipo eu tô lendo o seu site ai eu entro no outro e tem algo a mais ou a menos igual ontem quando eu estava lendo Coreano PP e lá tinha mais formas de se falar "Ele e Ela" em coreano!
    E quando eu estava dando uma olhada no Batchim do site "aprendendo coreano" aparece que quando ㄱ(somente ele) é seguido por uma vogal o /k/ modula para /g/ e o ㅂ seguido de uma vogal /p/ modula para /b/ .
    Eu meio que fico confusa!
    É melhor eu estudar apenas por um site pra não mais essas duvidas ou eu poderia estudar por todos os sites que eles estão certos mais explicando de maneira diferente?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então, eu fui dá uma olhada nesse site que você me disse, e eu entendi o que você quis dizer sobre as outras formas de “ele/ela” na verdade, a outra forma é o "jeo saram" (aquela pessoa), certo? bom “jeo saram” é o mesmo que "ele/ela" mas não significa que seja "ele/ela".

      olha, eu acho que você não deveria seguir essa dica ao pé da letra, pois se formos se basear nela, o pronome 그 (ele) não se falaria “keu” e sim “geu”, mas esse não é o caso. essas dicas podem ser boas para ajudar a você a ter uma noção de como pronunciar uma nova palavra, mas não considere isso uma regra, ok?

      não, você deve estudar por outros sites também, pois quanto mais informações você tiver vai ser melhor pra melhorar seu coreano, digo isso porque, um site pode ter mais conteúdo que o outro, ou o site pode ensinar de uma maneira mais fácil, essas coisas, ok? qualquer outra duvida eu estarei aqui para ajudar no que estiver ao meu alcance!
      bom estudo.

      Excluir
  5. Mas mesmo se eu pronunciasse com "keu" ou "geu" ainda ficaria certo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acredito que não, já que é falado "keu"

      Excluir
    2. Eu não quero da um de Sabixão mais, posso tentar ajudar vcs, pelo uq eu aprendi o 그 se lê keu, e não geu, geu esta errado pois a leitura dele é keu, e o Caso dele modular é só se ele estiver em Forma de Batchim (Consoante final) que nem o verbo Comer: 먹어, assim a leitura fica eog.eo pois o ㄱ esta como Consoante Final, o mesmo com o ㅂ ele só se modula caso esteja em Consoante Final e a sua frente estiver apenas uma vogal, Tendeu.

      O caso do Ele/Ela existem essas formas:
      그 - Ele (Informal), ou, Esse
      그녀 - Ela (Informal)
      그 남자 - Ele (Formal)
      그 여자 - Ela (Informal)
      그 분 - Essa pessoa (Formal)
      그 사람 - Essa pessoa (Informal)

      O 저 사람 é mesmo Aquela Pessoa, mas vc pode trocar o 저 por:
      그, 이= q significa Esse, Este, respctivamente, ai o sentido muda de Aquela para Essa ou Esta Pessoa, Tendeu, espero ter ajudado vcs.

      E pra caso vcs queiram + uma alternativa de Aprender Coreano eu tbm tenho um Blog, hehe, http://inthekoreaworld.blogspot.com.br/ ,se kiser ta convidado(a) a da uma zoiada lá, hehe.

      E Parabéns ao Blog, mt instrutivo, haha, Aprendendo Muito aqui, até D+.

      이 밤이 안녕하겠어요.

      Excluir
    3. obrigada pela ajuda Kiritsu, estou relacionando seu blog aqui com o Haru Haru, ok?

      Excluir
  6. 안녕

    Uma duvida boba q me surgiu quando fui aplicar isso na data do pc.

    Em 2014 년 7 월 21 일, o dia 21 seria pronunciado 이십일 일 mesmo?
    Tenho quase certeza que é isso, mas a repetição do 일 me causou essa duvida ><"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, fica 이십일 일 e se fala "ishibiril" ^-^

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.