17 de abril de 2012

Verbos - Gerúndio (-고 있다)

01. Complete a frase na forma formal escrita corretamente e depois passe para o passado da mesma forma.

a) 남자가_____________ - O homem está bebendo (마시다 - beber)
b) 여자가 _____________ - A mulher está comendo (먹다 - comer)
c) 나는 _____________ - Eu estou lendo (읽다 - ler)
d) 소녀가 _____________ - A menina está dormindo (자다 - dormir)
e) 나는 _____________ - Eu estou escrevendo (쓰다 - escrever)

Passado: 

a) ________________________ - O homem estava bebendo
b) ________________________ - A mulher estava comendo
c) ________________________ - Eu estava lendo
d) ________________________ - A menina estava dormindo
e) ________________________ - Eu estava escrevendo

02. Complete a frase na forma informal escrita corretamente e depois passe para o passado da mesma forma.

a) 여자가 이를 ____________ - A mulher está escovando os dentes (닦다 - escovar)
b) 소녀가 얼굴을 ___________ - A menina está lavando o rosto (씻다 - lavar)
c) 가족이 아침을 ____________ - A família está comendo o café da manha (먹다 - comer)
d) 원숭이가 비디오카메라를 __________ - O macaco está vendo a câmera de video (보다 - ver)
e) 남자가 기차를  _____________ - O homem está esperando o trem (기다리다 - esperar)

Passado:

a) ________________________ - A mulher estava escovando os dentes
b) ________________________  - A menina estava lavando o rosto
c) ________________________  - A família estava comendo o café da manha
d) ________________________  - O macaco estava vendo a câmera de vídeo
e) ________________________ - O homem estava esperando o trem.

5 comentários:

  1. 누나 *-* Eu sumi neh suahas enfim, é que to muito sem tempo de vir aki estudar (a escola esta atrapalhando meu desempenho no coreano hasuash) mas por favor nao deixe de postar ^^ Bom, vamos la eu vim aki com uma duvida...o que seria 은데/는데? vejo muito isso em doramas e em musicas...하지만, nao sei o que é..voltarei depois com mais duvidas kkk (aa e uma correção..no post (Atividade) Partículas 도‏ e 또한 (Aditivo), na questão B ta escrito b) 우리 누나 선생님입니다 - Minha irmã é uma professora.... Mas, 우리 não seria Nós? nao seria 나의 누나 선생님입니다 para ser Minha irmã é uma professora? ^^..)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá ^-^ não se preocupe, estude primeiro as materias do colégio, depois você estuda coreano. eu não vou deixar de postar, por mais que eu demore ^-^

      는데 ou 은데 é usado na forma falada do coreano, e significa "mas" (porem) exemplo:

      방은 넓은데, 화장실은 좁아 - A sala é grande (espaçosa), mas o banheiro é apertado (estreito)
      오늘은 학교 가는데, 내일은 학교 안가요. - Eu vou para escola hoje, mas eu não vou para a escola amanha

      e como você já sabe 는데 é usado para vogais finais e 은데 para consoantes.

      xxx

      acho que você quis dizer 하지마, né? espero... ^-^
      então, o 하지마 quer dizer "não faça". 하 do verbo 하다 "fazer" e "지마" é o imperativo (no negativo). Exemplos:

      가지마 - não vá (do verbo 가다 - ir)
      울지마 - não chore (do verbo 울다 - chorar)

      xxx

      우리 누나 선생님입니다 está certo sim ^-^
      isso porque os coreanos preferem falar "nós" ao invés de "eu/meu", isso é da cultura deles. depois eu vou atualizar o post sobre cultura pra explicar melhor isso. ^-^

      Excluir
  2. aaa 누나 esqueci, me explique tbm a particula 으로/로..plis ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (으)로 é uma partícula que indica seleção, ela pode ser usada para muitas coisas, como ferramentas, métodos, transporte com o qual você faz alguma coisa e também indica o destino a ser ido. Como já sabe: 으로 é usado para palavras com consoante final e 로 para palavras com vogal final. exemplo:

      가위로 종이를 잘랐다 - Com uma tesoura, cortei o papel
      비행기로 섬에 갔다 - De avião, fui para uma ilha.
      짐은 집으로 갔다 - Jim foi para casa

      Como você vê, ela é um pouco parecida com a partícula que indica o objeto. espero ter ajudado! ^-^

      Excluir
    2. 너무 감사합니다 ^^

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.