11 de fevereiro de 2012

Atividade 02

Atividade 02

Partículas (조사); Indicadoras do tópico

1. Adicione ou corretamente.

a) ____ 먹을 있어요 → Posso comer arroz
b) 사과____ 맛있고 바나나____ 맛이 없어요 → Maçã é gostosa, mas banana não é.
c) 오늘____ 비가 오고 내일____ 비가 와요 → Hoje está chovendo, mas amanha não vai.
d) 어제 집에____ 들어갔어? → Chegou bem em casa ontem?
e) 내일____  ____  일해요. → Amanha eu trabalho.
f) 서현____ 진짜 예뻐요 → Seohyeon é realmente bonita

2. Identifique nas frases o tópico da sentença.  

a) 오늘은 날씨 좋네요 → Hoje o tempo está bom.
b) 고양이는 뒤에 있다 → O gato está detrás da casa.
c) 나는 빨간색을 좋아한다. → Eu gosto da cor vermelha.
d) 우리 한국어 선생님은 남자예요 → Meu professor de coreano é homem.
e)  김치는 너무 매워요. → Este kimchi é muito apimentado.

3. Dado o tópico e a ênfase, transcreva as frases abaixo colocando a partícula correta em seu devido lugar. 

a)수미 한국 사람이에요. → Sumi é coreana
_________________________________________________
b)선생님 미국 사람이에요 A professora é Americana
_________________________________________________
c)알란 어디에 있어요? → Onde está Allan?
_________________________________________________
d) 라면이 좋아요 Eu gosto de Ramen.
_________________________________________________
e) 샌드위치 좋아해요. → Paul gosta de sanduíche
_________________________________________________
f) 참기름 안 샀어? → Não comprou óleo de gergelim?

_________________________________________________

14 comentários:

  1. ótimas atividades , blog , layout e ....TUDO <3 , amei seu blog ^^

    ResponderExcluir
  2. a) 서현은 진짜 예뻐요
    b) 폴은 샌드위치 좋아해요.
    c) 수미는 한국 사람이에요.
    d) 선생님은 미국 사람이에요
    e) 알란은 어디에 있어요?
    f) 나는 라면이 좋아요

    Certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tudo certo Linii, está indo muito bem ~ ^-^

      Excluir
  3. Olá, eu vi em um video que usamos o 은/는 quando a palavra e sujeito do verbo ser, quando se quer enfatizar o topico da frase e quando se faz perguntas do tipo "e vc?" Já o 가/이 usamos antes de adjetivos, em frases negativas do verbi ser e para marcar qyen e o sujeito de uma ação,isso esta certo? Eu nao entendi mt bem a diferenca entre essas particulas ( de topico e de sujeito )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bem, quanto a 은/는 ser usado apenas para verbos e 가/이 ser usado apenas para adjetivos não é uma regra, porque há muitos casos onde 은/는 vai está sendo usada com adjetivos e 가/이 com verbos...

      mas quem te ensinou isso tentou trazer pontos para que o aluno compreendesse mais sobre o uso das partículas... ou seja, está correto, mas isso não é uma regra é apenas uma dica de uso pra facilitar o aluno iniciante.

      já sobre enfatização e para perguntas do tipo "e vc?" é correto.

      que as partículas 가/이 indicam o sujeito e são usadas no negativo é correto também, mas é possível omitir 가/이 no negativo também.

      você já baixou a apostila de gramática aqui do blog? ela está muito mais completa e explica as diferenças dessas duas partículas... tente baixar e dar uma estudada, se ficar ainda alguma duvida eu te ajudarei no que for possível, ok? ^-^

      Excluir
  4. Qual o significado de 이에요 ? Pra que serve ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 이에요 ou 예요 é a forma conjugada no formal falado de 이다 que significa "ser"

      Excluir
  5. d) 우리 한국어 선생님은 남자예요 → Meu professor de coreano é homem.

    우리 > isso aqui não é o pronome nosso?? porque o topico so foi aparecer depois do 선생님???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, sim, isso é uma questão cultural...

      eu acho que ja comentei aqui no blog sobre isso, mas nao lembro em qual post XD

      mas os coreanos quando querem dizer "meu" para uma coisa ou pessoal que possui valor sentimental para eles, eles dizem 우리

      por exemplo, sua mãe é uma pessoa que tem muito valor sentimental para voce, entao se voce fosse apresentar ela para um amigo seu, voce nao diria

      "essa é MINHA mae" mas voce diria "essa é NOSSA mae" 우리 엄마예요

      Excluir
  6. Olá! ;)
    Sem querer apressar nem nada do tipo, eu gostaria de saber se tem prévia para quando o download das apostilas das atividades e da gramatica básica 2 ficarão disponíveis para download.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amore estava prevista pra agosto, mas agora está sem previsão =/

      Excluir
    2. Ah, obrigada ^^ estarei aguardando.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.