11 de fevereiro de 2012

Atividade 03

 Atividade 03

Partículas (조사); Indicadoras do sujeito

1. Adicione ou corretamente.

a)  컴퓨터____  정말 빨라요 → Este computador é realmente rápido
b) 지금 ____  없어요 → Agora não tenho dinheiro
c) 영화____ 재미있습니다. → O filme é legal
d) 케빈____ 학교에 있어요 → Kevin está na escola
e) 나는 아이____  아닙니다. → Eu não sou criança.
f) 펠리페 ____ 아주 좋아해요 Eu gosto muito do Felipe

2. Identifique nas frases o sujeito da sentença. 

a) 내가 라면 먹을 거예요 Eu vou comer ramen.
b) 영화가 재미있습니다. O filme é interessante
c) 어제 중간 시험이 끝났어요 → Ontem terminei o teste intermediário.
d) 부산 사투리가 가르쳐줄게요 → Vou te ensinar o dialeto de Busan.
e) 수업이 없는 하세요? → O que você faz nos dias que não tem aula?
f)  브라질 생활이 어때요? → Como é a vida no Brasil?
g) 내가 부산에 갔을때 보나네 집에 지냈어요 → Quando eu fui para Busan, fiquei na casa de Bona.

3. Qual a forma transformada dos pronomes pessoais junto a partículas de sujeito?

a)  +  = _________
b)  +  = _________
c)  +  = _________ 

4. Marque como V (verdadeiro) ou F (falso):

a) As partículas de sujeito colocam ênfase depois de onde são pospostas.  (    )
b) Partículas de sujeito são usadas geralmente em frases interrogativas.    (    )
c) As partículas de sujeito e de tópico colocam ênfase no mesmo ponto.     (    )
d) Partículas de tópico colocam ênfase depois de onde são pós postas.        (    )

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hmm, mas não precisa transformar 수박 em 수바기 quando se usa partícula... o certo é 수박이 mesmo. também não poderia ser 수박가 porque o 가 só se usa com vogal final e em 수박 temos uma consoante final que é o ㄱ, por isso usamos 이 ok?

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.